Imagem: Fernando Vivas/ GOVBA
O Governador da Bahia, jerônimo Rodrigues, anunciou nesta quarta-feira(31) a primeira etapa de sondagem realizada pela concessionária chinesa que vai tirar o projeto da Ponte Salvador-Itaparica do papel.
Foram realizadas algumas perfurações em terra no município de Vera Cruz na tarde de hoje com a finalidade de coletar amostras do solo local. “A sondagem é o primeiro passo para a compreensão das características do solo e definição da fundação da ponte. Junto ao presidente Lula, estamos completamente empenhados para que esse sonho se torne realidade, transformando a vida dos baianos”, disse o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
A sondagem no mar está prevista para março. Nessa fase serão utilizadas plataformas nas áreas da Baía de Todos-os-Santos consideradas de águas rasas, aquelas com até 10 metros de profundidade. Logo em seguida, começa a sondagem em águas profundas, com mais de 10 metros de lâmina d’água, e uso de navios de grande porte que estarão acoplados com perfuratrizes para fazer a coleta de amostras do solo marinho.
Orçada em R$ 9 bilhões, a obra é resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês formado dois grandes grupos que estão entre os maiores do mundo no segmento de construção e infraestrutura. São eles: China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction Company (CCCC).
A finalização de todo o processo de sondagem está prevista para dezembro de 2024. Já os canteiros de obras começarão a ser mobilizados no início de 2025.
Com informações do Portal GOV.BA, disponível em: https://www.comunicacao.ba.gov.br/2024/01/ noticias/governo/concessionaria-inicia-sondagem-do-sistema-rodoviario-ponte-salvador-itaparica/