Imagem: redes sociais
Nas últimas semanas, muitos cidadãos da zona rural de Valença estão se queixando da proliferação de moscas em suas propriedades. Eles apontam que o manejo inadequado do Esterco de Galinha, usado no cultivo de banana da terra, tem sido o principal causador do problema.
Já há registros de animais domésticos mortos e doentes. Os ataques também incidem sobre os equinos e bovinos, gerando sérios prejuízos aos criadores. “Os bichos aqui não tem sossego, não se alimentam direito, feridos.. estão sendo devorados vivos pela moscaria,” relatou o morador que não quis se identificar.
A prática do uso irregular da “cama aviária” é corriqueira e, até o momento, não houve qualquer ação dos órgãos ambientais e judiciais para punir os infratores e as granjas que liberam esse material sem o devido tratamento e acompanhamento sanitário.
Em outras ocasiões, alguns moradores denunciaram o caso à secretaria de Meio Ambiente do município e também ao Ministério Público, porém sem efeitos práticos. Salientando que o objetivo é regular o comércio do produto, intensificar as fiscalizações e orientar os agricultores sobre o transporte, acondicionamento e aplicação na lavoura.
Cão morto após ataque de moscas( imagem: reprodução/redes sociais)