A verdade da noticia

Valença: manutenção em estradas da zona rural apresenta baixa eficiência

Imagem: Nascto news

Valença é um município da Bahia com elevada e diversificada produção agrícola. Suas terras férteis favorecem o cultivo de lavouras tanto permanentes quanto temporárias: cravo-da-Índia, Guaraná, cacau, urucum, bananeira, coco, mandioca, milho, feijão, entre outros.

São mais de 3 mil quilômetros de estradas vicinais. Geralmente, os serviços de recuperação dessas vias são executados sem acompanhamento técnico, distantes dos princípios básicos de engenharia. Muitas vezes, fazem apenas o patrolamento e não aplicam o revestimento(cascalho) sobre o leito. Em pouco tempo os buracos voltam a surgir, gerando elevados e desnecessários custos ao erário público.

A ausência de planejamento, estudo técnico e manutenção periódica comprometem a durabilidade das nossas vias rurais. Para se ter uma ideia, o município conta hoje apenas com um rolo compressor para atender toda demanda local. Esse equipamento é fundamental, uma vez que auxilia na compactação de material pedroso junto ao solo, deixando-o mais resistente à deformação temporal.

Investir nas estradas é fundamental para garantir o escoamento da produção agrícola. Além disso, envolve melhorias nas condições da saúde, educação, segurança, estimula o turismo rural, aquece as atividades econômicas, fortalece a integração campo x cidade, etc.

A imagem abaixo, registrada pelo Nascto News, mostra recente intervenção nas imediações da cascalheira do Jiquiriçá. Porém, como se vê, já apresenta elevado número de ondulações. Situação que evidencia a falta de drenagem, encascalhamento, compactação e responsabilidade com os recursos públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Relacionados

Usamos cookies para personalizar conteúdos melhorar sua experiência. ao navegar nesse site você concorda com nossa Política de privacidade.